Comitês de Mulheres difundem importância da liderança feminina no estado
- Artigo Inferior 3

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (OCB/PE), por meio da sua Comissão de Mulheres, têm realizado diversas ações no estado para ampliar a participação feminina nas cooperativas. Composta por 14 mulheres, a comissão reúne-se mensalmente e promove mentorias, debates e palestras, além de planejamento de eventos focados em repassar uma mensagem de liderança e empoderamento. Como resultado da atuação dessa comissão, as cooperativas têm criado os próprios comitês, resultando em diversas ações dentro de um movimento chamado Elas pelo Coop, que atua em âmbito nacional.
De acordo com o Anuário do Cooperativismo do Sistema OCB, em Pernambuco, no ano de 2024, as mulheres representavam 39% dos mais de 191.731 cooperados do estado. Esse registro é um avanço, se considerarmos que representa um aumento de 11.7% no número de mulheres cooperadas em relação ao ano anterior. Esse dado ainda pode crescer bastante e mostra que a participação feminina nas cooperativas tem muito para avançar. Por meio do movimento nacional Elas pelo Coop, em todo o Brasil, mulheres que atuam em cooperativas têm se organizado com o apoio de comitês para promover mudanças e abrir espaço para a atuação da liderança feminina.
Em Petrolina, por exemplo, a gerente geral da Coopexvale, Juscileide Vieira, coordenou, no final de setembro, uma corrida composta por 50 mulheres. O trajeto percorrido foi de 4 km e contou apenas com atletas amadoras, haja vista o propósito do evento ser uma ação voltada para a qualidade de vida e bem-estar e, também, para reforçar a participação no movimento. “Mais do que uma atividade esportiva, a ação foi um verdadeiro símbolo de força, união e superação. Juntas, unimos energias em prol de um objetivo comum: valorizar a saúde da mulher e fortalecer o espírito cooperativista. Foi emocionante ver tantas mulheres cruzando a linha de chegada com um brilho nos olhos e o coração cheio de orgulho. Cada passo dado nessa corrida mostrou a importância do cooperativismo e da união feminina,” afirmou Vieira, que também coordena a Comissão Estadual de Mulheres da OCB/PE.
Em Caruaru, o Outubro Rosa foi o gancho para a realização da primeira ação do Elas pelo Coop na cooperativa Coopagreste, nesta semana. A programação contou com palestra, integração e compartilhamento de informações sobre saúde da mulher entre as participantes; uma iniciativa impactante, já que 90% do quadro de colaboradores da cooperativa é formado por mulheres. “Foi extremamente importante implementar esse comitê em nossa cooperativa. Através dele, é possível atuar de forma coletiva e falar sobre bem-estar, autocuidado, saúde e capacitação técnica para as mulheres. Inicialmente, temos realizado reuniões com propostas para focar o bem-estar e, posteriormente, pretendemos expandir.” afirmou Thays Oliveira, gerente da cooperativa.
Na capital pernambucana, também há ações voltadas para as mulheres. O comitê da Sicredi Recife tem promovido palestras e realizará um encontro com representantes de comitês de outros estados em João Pessoa nos próximos dias 28 e 29 de outubro.
E um dos grandes destaques realizados pela cooperativa é o projeto Mulher Empreendedora, que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE). Ao todo, 11 mulheres recebem formação empreendedora e têm acesso a uma linha de crédito para formalização de negócios em diversas áreas como artesanato e beleza. “O Comitê de Mulheres é um espaço de formação de liderança feminina no cooperativismo, um lugar de network, desenvolvimento da liderança que fortalece o segmento em si. É um ambiente de oportunidades de crescimento e desenvolvimento, que fortalece também a cooperativa,” afirmou Karina Lyra, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Recife e Secretária da Comissão Estadual.